segunda-feira, 30 de junho de 2008

Odeio amar

Meu único erro foi ter te conhecido. Agora tire esse seu sorriso do caminho porque eu estou passando com a minha dor!
Quando o sonho vai acabar?

"I hate the way you're always rightI hate it when you lieI hate it when you make me laugheven worse when you make me cryI hate it when you're not around and the fact you didn't call, but mostly I hate the way I don't hate you, not even close, not even a little bit, not even at all "

domingo, 29 de junho de 2008

Descobertas

Ontem, na porta de um pronto socorro, eu perguntei o que é a vida.
Curiosamente, ninguém soube me explicar.
E então, diante de tanto, eu vi o quão estúpidos são os meus problemas.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Despedidas

Dois abraços silenciosos, olhos fechados tentando desfarçar a dor, sorriso aberto de quem gosta... Assim foi a despedida.
Sem confetes, nem lágrimas. Apenas um até logo sofrido que não entende quanto tempo demorará um mês para passar. Duas criaturas abrindo suas asas, querendo voar, testando a liberdade, a coragem, os limites. Uma aventura inédita. Um filme da sessão da tarde que eu não quero ver reprise, o qual eu espero não haver erros de gravações, o filme que eu assistirei do começo ao fim sem nenhuma piscada, aquele que eu decorarei todas as críticas e presenciarei a entrega do oscar!
Meus amigos, quem diria, ontem sentados no pátido da escola com uma lancheira de super herói; hoje, os meus heróis.
Amigos que marcaram minha vida em vários momentos, que disseram palavras que tocaram a alma, que deram-me alicerces para eu chegar as estrelas, amigos que deixaram um pedacinho deles em mim.
Misteriosa forma de cruzar vidas e seguir cada um o seu caminho, só que de um jeito diferente, porque eles fizeram a diferença.
Se sentirei saudades? Está explícito!

Desejo mesmo é que vão "and enjoy the life"! Entretanto o que eu realmente quero é que voltem, pois o meu abraço será os seus lugares.
Adoro ter vocês perto de mim e não estou gostando nada desse ensaio maluco de adeus.
Malas prontas, passagens na mão e bem vindo inverno, você chegou!

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Humorístas

Vai me conta uma piada, faça uma mímica, dance engraçado, faça cócegas, caretas, dê um beliscão, invente uma rima, me derrube na lama, me surpreenda... Para arrancar uma boa gargalhada vale tudo! E afinal qual outra graça teria a vida se não fosse rir dela mesma?
Todos tentam se divertir, mas quem realmente consegue encontrar a diversão? Que atire o primeiro riso quem nunca fez alguém gargalhar, quem nunca contou uma piada, quem nunca sentiu cosquinhas, quem nunca usou uma roupa engraçada e tornou-se a piada.
Ser humorista é profissão ou hobby? É certo ganhar dinheiro por despertar nos homens vontade de rir?
Sei que é engraçado e até confesso que eu já paguei para alguém me fazer rir. Porém nem precisava, cruzo todos os dias com verdadeiros palhaços que não cnseguem nem contar uma tragédia sem humor.
São colegas de classe que fazem do uniforme um nariz vermelho, professores que fazem caretas nas aulas de história, falam besteiras nas de literatura e cenas pornográficas nas de física... no almoço, meu irmão me diverte com sua malícia, minha mãe com suas brincadeiras, meu pai com sua ironia e até minha cachorra com suas gracinhas... Ah, quantos palhaços na minha vida!
Pessoas que assim como o ar, me parecem vitais!
Meus humorístas prediletos...

Sem essas gargalhas de todo dia, não resistiria as lágrimas de toda noite.

domingo, 22 de junho de 2008

Brás Cubas

"Sofremos, porque somos egoístas, vaidosos, porque sonhamos além da conta, porque a sociedade é mal estruturada, porque os homens se exploram mutuamente, ou porque somos errados por princípio. Tais críticas parecem apontar as causas da dor humana. Mas, como são várias, não podemos ter certeza de nenhuma em particular. Por isso, em relação a elas, devemos sempre utilizar uma certa desconfiança, uma dúvida metódica. Para Brás Cubas, as certezas absolutas são tolas. E como é sempre esse o caso de que ele trata, nada de estranhar um certo clima de humor" (Por trás das letras)
"Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico com saudosa lembrança estas Memórias Póstumas.
...
Somadas umas cousas e outras, qualquer pessoa imaginará que não houve míngua nem sobra, e conseguintemente que saí quite com a vida. E imaginará mal; porque ao chegar a este outro lado do mistério, achei-me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa deste capítulo de negativas:
– Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria"
(Machado de Assis)
Este é um dos meus livros preferidos, talvez por mostrar que não existem pessoas felizes, apenas felizardos; esse tom pessimista me faz sentir bem. Será que isso é possível? Sou estranha, quando vejo alguém com problemas maiores que os meus, me satisfaço.

sexta-feira, 20 de junho de 2008



Eu aprendi

o quão importante é dar um sorriso

quando a vontade é derramar uma lágrima.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Artes imperfeitas

Eu já derrubei sorvete de uva na camiseta branca que tinha acabado de ganhar; já tentei ajudar a mamãe a limpar a casa e passei pano molhado na televisão; já fiz uma surpresa pro papai e rasguei todos os papéis que sempre faziam ele ficar bravo; já escondi os óculos do vovô para ver se ele sabia brincar de esconde-esconde; já enterrei o meu irmãozinho na areia; já tentei mudar a cor da sala de jantar com as minhas tintas guache; já espalhei as linhas de costura da vovó só para deixar a casa dela mais colorida; já joguei água no cabelo da titia quando ela tinha acabado de chegar do salão de beleza; já fiz um desenho de flor na lição de casa do meu primo; já guardei o telefone na geladeira quando estava calor e por pouco não coloquei o cachorrinho da vizinha no microondas quando ele tomou chuva...
Bolei todos esse planos sozinha, e muitos outros também, achava que assim que os adultos descobrissem que era eu a responsável por essas boas ações, eu ganharia um presente. Porém não era assim, eu não entendia o porquê que no lugar de um sorriso eu levava broncas. Uns falavam que eu era arteira, outras insistiam que era só uma fase, tinha também os que me achavam uma gracinha e quantas vezes não fui confundida com o pestinha. Todos estavam errados: eu era criança e só!
Os adultos nunca entendem e chamam tudo de arte!
As crianças sempre tentam explicar e chamam tudo de felicidade!
Só que os adultos nunca escutam as crianças, estas acham cansativo demais ter que explicar toda vez e acabam fazendo bico...
A verdade é que só as crianças sabem ser felizes e eu até poderia dar a receita dessa felicidade (porque não faço mais bico), mas infelizmente já cresci e agora eu também não ouço as crianças.
(...)

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Cores na escuridão

Em um canto escuro, afogada em mágoas, cansada de ver derrotas, e engolir desaforos, pensei no meu dia anterior: no tanto que eu deixei... O que eu deixei de ver, de ouvir, de falar, de sentir, o que eu deixei de lado por achar fútil, o que eu deixei de lado por achar hipócrito, o que eu deixei de lado por achar que haviam coisas mais importantes, o que eu deixei de lado por achar que não daria tempo, o que eu deixei de fazer por achar que não daria conta... Tudo eu perdi! Perdi oportunidades, perdi chances de ser melhor ou de fazer alguém mais feliz, perdi o rumo, perdi a coragem, perdi a vontade, perdi mais um dia tentando ser o que eu não queria.
E em meio essas perdas eu refleti, entendi que eu não poderia voltar atrás e realizar o que era certo, mas percebi que ainda tinha duas opções: a primeira era fechar os olhos, ignorar tudo o que já foi, simplesmente esquecer as feridas que tanto me encomodam e afundar ainda mais no poço da solidão; ou eu poderia levantar e no mesmo canto escuro que eu vi mágoas, poderia encontrar cores... um colorido que me fará sentir melhor, que dará vida aos meus sonhos. Literalmente, levantar do poço e não me sentir derrotada por ter deixando tanto de lado, porém me sentir vitorioso por ter vontade de amanhã começar tudo outra vez. E agora, não mais tentando ser uma máquina, mas ser humana.

"Não estou pedindo uma segunda chance
Estou gritando com toda minha voz
Não me dê escolha, só me dê razão
Senão eu vou cometer, o mesmo erro outra vez."
Agora eu estou tentando me encontrar!

terça-feira, 17 de junho de 2008

Sucesso, inveja & derrota

Se eu vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes. (Isaac Newton)
Ninguém chega no topo sozinho. Todos têm grandes capacidades, o que diferencia uns dos outros na busca pelo sucesso é a maneira como se constrói a ponte que vai até lá. Diria que "querer é poder" e basta ter um pouco de vontade de chegar mais longe e mais ainda, saber usar as coisas certas que te encaminhe até os seus objetivos, vale lembrar que também é valido usar as pessoas - não como se elas fossem brinquedos ou simplesmente estátuas sem sentimentos - elas são humanas. Não devemos humilhá-las ou maltratá-las, mas ter algo chamado contato esperto, afinal uma ajudinha extra é sempre bem vinda. Como disse Isaac Newton, ele só pôde ver mais longe que os demais porque soube se apoiar nas pessoas certas. Não contando apenas com a ajuda, mas também com os exemplos que eles podem nos dar... e para tudo isso exíge-se cuidados, um controle enorme para não deixar essa relação transformar-se em inveja.
"Inveja é o desejo por atributos, posses, status, habilidades de outra pessoa gerando um sentimento tão grande de egocentrismo que renegue as virtudes alheias, somente acentuando os defeitos. Não é necessariamente associada à um objeto: sua característica mais típica é a comparação desfavorável do status de uma pessoa em relação à outra.
Entretanto, a inveja não é uma característica intrínseca do gênero humano ela é fruto do egoísmo, em uma sociedade concorrencial.
Os indivíduos, em contraposição, disputam poder, riquezas e status, aqueles que possuem tais atributos sofrem uma reação dos que não possuem, que almejariam ter tais atributos, isso em psicologia é denominado formação reativa: que é um mecanismo de defesa dos mais "fracos" contra os mais "fortes".
A inveja é um produto social e histórico, sentimento esse arraigado no capitalismo no
darwinismo social, na auto-preservação e auto-afirmação, a inveja seria a arma dos "incompetentes".
Numa outra perspectiva, a inveja também pode ser definida como uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual."
Ter inveja é ser incompetente, e para quem deseja chegar no topo, essa característica não se deve possuir.
O recado que eu deixo é simplesmente lute! Saiba estar no lugar certo, com as pessoas certas e na hora certa. Acredite no seu potencial, na sua capacidade de vitória; o resto do mundo que se exploda; selecione o que te faz bem e descarte o podre da vida. Não deixe que uma falha ou uma desorganização de um terceiro destrua o seu plano de metas. Ninguém ficará no buraco por causa de um único deslize. Errar é normal. E é errando que se aprende. Pelo menos uma vez na vida devemos viver uma derrota, só para sentir o prazer de como que é bom obter uma vitória.
Só descobri a verdadeira doçura do meu sorriso quando senti o gosto salgado das minhas lágrimas.

sábado, 14 de junho de 2008

Até breve

Buscando um refúgio, fugindo dos outros e mais ainda, de mim...

"A vingança é o reconhecimento da ofensa." (Sêneca)

Já dizia Clarice Lispector: "a felicidade é clandestina"...
Como se o meu sofrimento fosse extremamente necessário para fazer o outro feliz. Será mesmo que alguém é capaz de sorrir por ver um outro chorar? Ou por simplesmente ver que em alguma coisa ele é melhor que alguém? Não duvido nada. E acrescento: foi dai que surgiu o desejo de vingança! Se vingar faz bem, alivia, sentimos como se estivessemos fazendo justiça com nossas próprias mãos: quem um dia riu de nós, agora paga! E não importa como você vai inverter essa situação, usando metodos justos ou injustos: "os fins justificam os meios". É, realmente a felicidade muda de mão assim como o vento muda a direção. Poderiam pensar que tudo isso é uma bobagem, ou até mesmo acreditar que vingança é ruim, não traz benefícios, e que você nunca será capaz de se vingar nem do seu pior inimigo... Que graça. Juro que não acredito que você nunca pensou eu um "bem feito", "ele se ferro", "castigo vem a cavalo" (...), estou certa?! O estranho prazer da vingança existe e deve ser apreciado como um carpaccio: prato que se come frio, lentamente e admiravelmente, afinal, custa caro. Tudo tem seu preço e se vingar de maneira saudável (se é que é possível) faz bem, porém aprecie bem, e não se esqueça que assim que acabar a sua vingaça, uma outra virá sobre você. Se vingar é humano e natural, fomos criados dessa maneira, desde criança assistindo ao Cebolinha sentir-se feliz por roubar o Saosão da Mônica, e esta mais ainda ao bater no Cebolinha! Uma briga interminável e pronto! Jamais mudará.
"A vingança é uma espécie de justiça selvagem." (Francis Bacon)

terça-feira, 10 de junho de 2008

Ausência de amar

Enquanto muitos preparam os presentes para darem a seus amados; eu busco forças para ver além da crueldade que domina o mundo atual. Pergunto-me todos os dias se as pessoas esqueceram o que é realmente o amor, e mais, o que é necessário para que ele exista. Parece que quase todos os seres humanos criaram um mundo tão egocêntrico que deixaram de lado até mesmo a compaixão. Ninguém é capaz de sobreviver sem um abraço, quem dirá sem uma conversa amiga. Por que as pessoas ignoram uns aos outros?, por que veêm maldades?, por que não têm mais um coração generoso? São tantos por ques sem respostas... É muita correria, muito capitalismo, muito ambição, muito problema e não há canto que caiba a essência de viver, como se o "amar aos outros como a si mesmo" simplesmente nunca tivesse existido, ou não, as vezes isso é até cumprido se levarmos em conta que ninguém se ama mais. Será que é mesmo impossível deixar de pensar em si pelo menos um pouquinho para olhar a vonta e ver que está tudo errado. Ninguém mais cultiva amor! A essa altura vocês devem estar se perguntando: e os casais... não precisam nem completar, a resposta é paixão. Talvez amanhã, quando alguém se tocar que viver não consiste apenas em ter uma casa bonito, uma aparência agradável ou um trabalho estável... o mundo inteiro já estará cego de amar.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Proibido estacionar


Estava pensado na força que tem o tempo...
Como é possível acordarmos todas as manhãs - quase sempre no mesmo horário - vermos as mesmas pessoas e jamais vivermos as mesmas cenas? Cenas que às vezes entristecem e outras tantas alegram, momentos raros e praticamente únicos, que passam tão abatidos, por cima, sem dar o mínimo valor nos detalhes, como se fossem inúteis e insignificantes. Mas qual é mesmo o sentido de tudo isso? Parece que a humanidade já se esqueceu que o tempo é uma via de mão única, aonde é proibido estacionar e não existe retorno. Amanhã, alguém se dará conta de que deveria ter prestado um pouco mais de atenção em um simples sorriso ou no pôr-do-sol, não importa a grandeza do fato, qualquer um, seja o mais singelo ou o mais exuberante, pode nunca mais estar presente.
Você se lembra de quem foi o primeiro sorriso que recebeu hoje?
E que cor estava o céu quando o sol se pôs?
...

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Impulsos


"A vida é um irrefutável ensaio de uma peça que nunca se realizará"


Memórias, sentimentos, conflitos, conselhos, desabafos... Para mim, escrever é mais uma necessidade do que um dom.

E aqui começa mais um rascunho da minha doce vida

(...)
[Um brinde]