quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Vela

Por alguns minutos eu olhei atentamente para a vela que estava sobre a mesa - apenas por decoração, nunca havia sido acesa - e então pensei que ela merecia a chance de ao menos uma vez na vida poder iluminar... Peguei os meus fósforos ao lado do fogão e a 'dei vida'. Em seguida, com o olhar ainda fixo à pequena iluminada, fui fazendo uma analogia com a vida: Não adianta nada estar em um lugar apenas por status, é preciso exercer sua função para poder brilhar... E assim como a chama da vela, podemos até perder o brilho algumas vezes, mas nunca devemos apagar se quisermos continuar clareando o que está ao nosso redor; se por ventura, vier um vento forte e nós não conseguirmos resistir... Devemos esperar pacientemente por outra vela solidária, para que forneça forças, uma chama não se apaga por acender outra ou quem sabe, possamos criar o próprio fogo.
Intensamente...

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Agora você me entende

Estou tentando fazer de cada obstáculo, uma oportunidade. Pegando as pedras do caminho e construindo um castelo.
E aquelas palavras, tão doces e fortes, fizeram eu acordar diferente hoje (bem melhor).

domingo, 13 de setembro de 2009

Feira de domingo


Peguei minha sacola ecológico, lavei o rosto, coloquei uma roupa confortável e fui a feira. Andar por essas ruas sem trânsito, ver as pessoas caminhando, crianças brincando, vovós escolhendo as mais belas frutas... é tão mágico e surpreendente. Como se eu quase pudesse pegar a felicidade deles com minhas próprias mãos, tocar em seus sorrisos e quisesse aprender como eles conseguiam ser assim! Um pouco mais a frente, encontrei um feirante que me fez exprimentar um pouco de tudo o que tinha na barraca e com aquele ar de negociante, aos poucos me convencia a levar cada gosto colorido que ali estava, o sabor de cada mordida de fruta madura me enchia de prazer e depois de alguns elogios, antes da minha despedida, ganhei um presente - uma manga doce - e esse gesto tão simples me fez enchergar que no momento, era tudo o que ele tinha para me oferecer e ficou tão bem. Alguns passos depois, uma senhora me ensinava as vantagens de temperar uma salada com o limão caipira - que mais parecia uma tangerina. E nesse mesmo lugar, a minha paciência em escolher os tomates mais vermelhos e lisos, a alface mais verde e jovem e por fim, ainda tive uns descontos! Ouvir cada bom dia alegre, olhar para o céu que hoje estava diferente de todos os outros dias - claro e azul - sentir o cheiro das flores vendidas por ali e mais ainda a minha autoestima muito satisfeita.

Se todos os meus dias fossem como esse domingo de manhã... Minha vida paulistana solitária seria um lugar melhor!

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

11 de setembro

E quanto tempo já faz e ninguém esquece... Quantas vidas se perderam,
quantos sonhos acabaram, quantas lágrimas derramaram,
ódio, lamentação, desilusão. O homem construiu o que para muitos
parecia impossível, ele quase chegou ao céu.
Um outro coração amargo, revoltado,
ingrato 'puum' CHÃO! E fim... só lembranças e eu nem cheguei a conhece-las!
Mas afinal, de quem é mesmo a culpa?
Quem começou essa guerra? Não somos iguais?
Não deveriamos ter nossos direitos - de vida,
religião, território, raça - preservados? Armas de fogo, para que?
Cansei de ver o mundo dos gigantes querendo passar por cima de todos.

(...)

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Sem ecos

É que meu mundo está pequeno demais para aguentar tanta confusão. Juro que não entendo essa bagunça... Pela manhã, quando olho no espelho - com o cabelo ainda despenteado e a cara um pouco inchada - descubro que acabei de matar todos os meus sonhos, destruí uma menina feliz e cheia de esperanças e naquele momento, eu sai da minha abóbora encantada para pisar na dura realidade, nesse mundo nu e cru como si só, nesse lugar cinza onde nem o sol consegue brilhar. Enquanto eu tento disfarçar a cara pálida com um pouco de blush, eu percebo que minha vida também está cercada de disfarces, eu escondo quem sou, como estou... Mas quem é que eu estou querendo enganar?

Lá vem ela devagarinho
atormentar meu coração,
como num romance sem final,
como 'a paixão dos suicídas
que se matam sem explicação'

(...)

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Enfim, feriado

Agora sinto que está perto, bem perto mesmo! Apenas mais um dia como uma paulistana solitária e de repente o reencontro! Já posso sentir o cheiro de casa, o conforto do sofá das longas conversas familiares, o gostinho da comida da mamãe e dos pães da vovó, já ouço os risos dos meus amigos, as confissões das meninas do meu coração, e a felicidade do animalzinho de estimação que ainda me espera na porta.
Apenas mais um dia nesse caldeirão e já vejo o paraíso.
Não é só a vontade de ter todos eles que me deixa assim, é também o alívio de um mês de correria. Quando eu percebo que minha recompensa chegou.
Se lembra quando a gente chegou um dia acreditar
Que tudo era pra sempre
Sem saber que o pra sempre, sempre acaba
Mas nada vai conseguir mudar o que ficou
Quando penso em alguém, só penso em você aí então estamos bem
Mesmo com tantos motivos pra deixar tudo como está
Nem desistir, nem tentar
Agora tanto faz, estamos indo de volta pra casa

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Aquele colorido

Hoje, precisei do seu abraço; queria ouvir os seus conselhos; senti saudade das suas risadas e daqueles olhares intensos cruzando com os meus. Hoje, olhei para a nossa foto - que está no meu mural - e quis voltar naquele momento para te aproveitar mais um pouquinho; precisava tanto te contar meus planos e perceber o seu apoio; tive vontade de segurar em suas mãos e revelar os meus segredos e então você diria o quanto fica feliz por saber de tudo isso - mais uma vez. Porque a verdade é que o tempo passa, mas você fica. E mesmo você não estando aqui, eu sei que ainda temos aquele mesmo infinito que nos conecta. Digo que as músicas sempre falam por mim: 'se fico um tempo sem te procurar, é pra saudade nos aproximar e eu já nem vejo a hora'. De repente, meu celular faz aquele tradicional 'plim plim' de mensagem (...) Eu disse que nos conectava.


Já dizia Mario Quintana, "A amizade é um amor que nunca morre"