segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Deixa assim como esta!

No pequeno espaço de um olhar cabem tantas coisas... As vezes nem precisamos de palavras para dizer que agora já está tudo bem!
...Eu não quero que esse sentimento vá embora. Deixa assim, subentendido no espaço do meu olhar.

domingo, 29 de novembro de 2009

Um dia de domingo

Antes, os meus domingos eram dias tão felizes, tão esperados! Eu acordava quando o sono realmente acabava, ia até a cozinha e tomava um café da manhã maravilhoso que já estava prontinho para mim; na hora do almoço, a família toda se reunia na chácara da vovó, as vezes comiamos macarrão, outras tinha churrasco, outras ainda um cardápio diversificado; a tarde, eu era totalmente livre e ligada aos meus pais, iamos a sorveteria nos dias quentes, assistiamos um filme nos dias chuvosos, ou acabavamos no clube; era de domingo, também, que meu pai se dedicava a me ensinar algo novo (foi em um desses em que eu aprendi a dirigir)! Ao pôr do sol, eu passeava com a minha cachorrinha pelo quarteirão e ainda lembro que havia aqueles que pediam o telefone dela e me arrancavam um sorriso. Depois disso, encontrava minhas amigas na praça e assistiamos à missa; ao término desta, reencontava meus pais e as noites sempre acabavam em pizza com coca-cola!
Hoje... os domingos que passo aqui são nublados, tristonhos e intermináveis. Pior ainda é quando os sábados também são domingos!

Meu refúgio é dormir para chegar logo um novo dia!

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Que tal um cineminha?

A vida já me surpreendeu várias vezes com os sinais mandados por ela, e acreditam que eu ainda me espanto sempre que acho que há uma coincidência no ar!?
Hoje de manhã, vi pela televisão o trailler do filme 'Julie & Julia' e fiquei morrendo de vontade de assistí-lo, a tarde, meu primo me liga fazendo esse convite! Ok, compramos nossa pipoca, escolhemos nossas poltronas e estavamos prontos para viver um pouco a vida dos outros!
Não sou nenhuma crítica de cinema ou algo do tipo, mas aconselho, a quem tiver a chance, reservar duas horinhas do seu dia e se aventurar nessas cenas, que por sinal, são histórias reais!
A sinopse do filme é a seguinte: "Julie & Julia" intercala a vida de duas mulheres que, apesar de separadas pelo tempo e pelo espaço, estão ambas perdidas... até descobrirem que com a combinação certa de paixão, coragem e manteiga, tudo é possível.
Na verdade elas descobrem o que traz alegrias para suas rotinas. Também achei bem interessante, uma delas - a que vive nos tempos modernos - manter um blog, e seus pensamentos em relação a ele. Me identifiquei absurdamente com ela, além do fato de escrever ser minha maior e melhor maneira de expressão, eu também sou fascinada pela cozinha: adoro o cheiro de alho refogado com cebola, ou ver que misturar alguns ingredientes simples podem fazer um prato maravilhoso - lição de vida né?! Que tal misturar os ingredientes do dia a dia e ter um momento incrível como resultado?!
Mas a grande coincidência, a qual me referi no começo dessa postagem, está relacionada ao 'moral da história', não vou contar aqui como o filme termina, perderia toda a graça! Posso dizer, unicamente, que a interpretação que tive foi a seguinte: Nem sempre as pessoas são aquilo que a gente imagina que sejam, ou pelo menos o que esperamos; entretanto, isso não é fator dependente para nossa felicidade, o que conta mesmo é o pensamento que está dentro de nossos corações!

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Expressão corporal

Quando eu entro naquela pista de dança, posso sentir o mesmo cheiro que sentia quando pisava na academia de jazz da minha infância - eu sei que isso deve acontecer devido aos mesmos materiais que são usados na construção do chão, das barras e espelhos - mas é uma sensação tão gostosa que prefiro acreditar que minha alma revive aqueles momentos doces!
Aos poucos eu vou alongando minhas articulações, testando a flexibilidade do meu corpo e me concentrando na respiração... A música instrumental vai tomando conta de mim e levando para longe as minhas preocupações... Desse instante em diante, a única coisa que presto realmente atenção é nas batidas do meu coração!
Depois desse início, vem o aquecimento, o ritmo da música aumenta e meu rebolado sintoniza essa velocidade. O suor da vida apresenta os primeiros sinais nos corpos; a energia aumenta e vem aquela vontade de se libertar, pular, dançar! Mesmo com toda essa agitação, a concentração na técnica ainda permanece alta, os passos vão aumentando, as posições se tornam mais difíceis... E o espelho mostra que a dança está se formando, a sincronização perfeita das pernas e dos braços de todas as bailarinas me cativa muito. É o nosso resultado, o nosso progresso corporal e, principalmente, a minha alegria!
O jazz me faz tão bem, dançar melhora meu bem-estar, meu sossego, minha paz, minha felicidade!

Quando eu danço, eu consigo voar... para bem longe!

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Tudo depende

Ultimamente, tenho ouvido muito a frase: "Nós não vemos as coisas como elas são e sim como nós somos"...
E muitas vezes acredito que isso parece verdade, um exemplo, são as frases ou imagens ambíguas, as quais cabem diversas interpretações: uma criança jamais veria malícia em uma piada besterenta subjetiva!
Então, tomarei essa realidade como partida para analisar as atitudes do dia-a-dia. Será mesmo que tudo o que falamos para confortar alguém foi recebido por essa pessoa como uma verdadeira ajuda ou como um sentimento de pena? Pior que isso, quando respondemos com aquele famoso 'curto e grosso', mas sem má intenção, apenas porque estamos com pressa, ou achamos uma respostá óbvia, será que a pessoa não se sente ofendida? Bem, tudo isso acontece, esses mal entendidos entre a comunicação são mais comuns do que imaginamos. Devemos sempre confirmar como a mensagem chegou ao destino e se preciso, reexplicar com outras palavras.
Analisando outro aspecto do mesmo assunto, como anda nossos sentimentos? Tenho certeza que todas as situações que enfrentamos no cotidiano podem ser encaradas positivamente ou negativamente. Uma pessoa que tem um emprego estável, mas que toma todo o seu tempo e energia; se ela for demitida, pode se sentir arruinada porque acaba de perder o seu sustento, ou quem sabe, pode ficar feliz e encarar isso como uma nova oportunidade para conseguir algo mais cômodo.
O duro é conseguir enxergar tudo da melhor maneira!
Você já se deu conta desses fatos? Do nada você se encontra feliz por algo e de repente o mesmo motivo te faz chorar... Por que somos tão confusos?
A conclusão que tiro desses pensamentos soltos é que PRECISO aprender administrar melhor o jeito de encarar meus próprios caminhos, eles não são ruins e nem piores do que foram um dia, são apenas diferentes... Mas eu ainda não consigo tê-los desse modo, se as coisas são como eu as vejo, no momento, elas estão progredindo e precisam continuar assim porque tudo indica que um mesmo lugar pode ser um inferno ou um paraíso, depende apenas de mim!
Como você quer que seja o seu dia?
Exprimente olhar no espelho, logo depois que se levantar todas as manhãs, e ver além do seu rosto comum, veja quem você deseja ser! Dali um tempo, perceberá que você é exatamente o que desejou.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Um pouco de mim

Inquieta... Achei que essa palavra seria a mais adequada para eu começar uma auto-descrição! Esse negócio de deixar a vida cair em uma rotina me desagrada muito, eu sinto necessidade de mudar, mudar sempre. Claro que devagar, afinal todas as mudanças exigem adaptações - e elas não são fáceis - além disso, Clarice Lispector, sabiamente, afirmou que a direção é mais importante do que a velocidade.
Porém, não falo só de mudanças bruscas, e sim das mais simples possíveis: eu tenho copos coloridos e a mania de beber água cada dia em um; adoro trocar também a cor dos esmaltes - umas vezes claros, outras mais ousados; e por que não renovar meu guarda roupa? Se quiser, faça um teste comigo: pergunte-me hoje qual é meu prato favorito e dali um tempo, repita a pergunta e verá que a resposta mudou! Gosto de exprimentar coisas novas, mesmo as mais exóticas (você já comeu marreco recheado?).
Eu renovo as músicas do meu computador; minhas literaturas; meus hobbys... Eu troco uma cadeira de lugar; arrasto os móveis da sala; troco minha carteira e adquiro uma bolsa nova! Já cortei meu cabelo e deixei ele crescer, depois fiz mechas, voltei a cor original, tive franja.
Troquei a marca do arroz!
Vivi épocas em que passava a madrugada na internet; outras, durmia antes da novela das oito. Já gostei de acordar tarde, hoje não gosto de durmir muito tempo depois que o sol nasce.
Já plantei pimenta na minha sacada, criei piriquitos, peixes, cachorros, tartarugas, coelhos, pintinhos...
O importante mesmo é nunca parar, nunca se acomodar, sempre viver. Conheci coisas melhores, outras piores, outras indiferentes, mas quero sempre mais! Sou essa 'metamorfose ambulante'.
Deve ser por isso que adoro viajar, observar o mundo com outra perspectiva, aventurar nas novidades...
Meu estilo de vida é acabar com os hábitos!
A única coisa em mim que não muda é o amor que tenho pela vida - mesmo quando ela nem parece tão boa assim.
-"Se quer saber se eu quero outra vida? Não, não" Já tenho 'n' maneiras de viver a minha, melhorando a cada dia! =]

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

De volta a minha terra

Há momentos que ficam na memória para nunca se esquecer, dias que acontecem algo que eu sempre quis!
Tudo o que me deixa realmente feliz: um fim de semana incrível, recheado de pessoas que eu amo e situações que me fazem tão bem. Coisas da vida que deixam saudade... Lembraças que rasgam o passado com vontade de que ele aconteça de novo!
Forças para continuar; agora, as provas finais!

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Superando obstáculos


O maior problema que alguém pode enfrentar é 'estar passando' por uma fase de mágoas, rancor, decepção ou sofrimento.
Não, exatamente, pelo fato da situação que a pessoa está vivendo, mas com certeza porque quando estamos deprimidos não conseguimos enxergar as oportunidades em nossa volta e as coisas boas que a vida ainda proporcionará. O ser humano peca, quando desiste! Mahatma Gandhi dizia que "nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer!" Se a drepressão destruir essa força de vontade, como é possível continuar uma vida sem metas?
É bem complicado esse entendimento, precisa-se além da maturidade, uma grande sensatez!
É como se a vida adivinhasse os momentos em que estamos mais frágeis e nesse exato instante derramasse sobre nós todas as possíveis crises, então, esquecemos da verdade dos fatos e a memória traz à mente os momentos mais felizes, que passam a serem vistos com olhos traídos. A partir de então, muitos perdem o equilíbrio e se afundam na depressão. Porém, essa realidade deveria ser encarada de outra maneira: por mais valor que saibamos dar à nossa existência, as vezes precisamos sofrer um pouco para refletir mais sobre nossas atitudes e objetivos, não que eles estejam errados - se bem que o erro é uma questão de ponto de vista - mas questionar se isso está mesmo nos fazendo bem e felizes!
Considero que seja aquele famoso "colocar na balança" e decidir o que é mais importante em determinado momento.
Não sei quanto a vocês, mas eu creio em Deus e acredito sempre que 'há males que vem para o bem', ou seja, não precisamos abaixar a cabeça e chorar diante dos desastres íntimos, precisamos é levantar, encarar os fatos e encontrar soluções... No futuro, entenderemos o porque do passado, nada é mesmo em vão. E sabem de outra coisa?! Os problemas são dados a cada um de acordo com a capacidade de resolvê-los. Jamais conseguiremos realizar um grande sonho sem ter passado por certos sacrifícios e falando sério, nem teria graça conquistar um objetivo sem esforços, sem achar o quanto tudo valeu a pena!
Então, dê um sorriso e veja que a vida vai muito além de projetos. Porque "Viver é enfrentar um problema atrás do outro. O modo como você o encara é que faz a diferença." (Benjamin Franklin).

PS: Sempre há uma saída!


segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Em outra dimensão

Sinto-me como se uma força tivesse surgido dentro de mim! E realmente surgiu, porém não sei explicar como ou porque... De repente, simplesmente, amanheci com um brilho no olhar e um coração cheio de esperanças.


No meu sonho, não me lembro nada do que ele disse, mas tenho certeza que me fez muito bem! Que vontade de abraçá-lo e dizer:


- Vovô, você continua o mesmo.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Vocês, minha razão para continuar

O importante é continuarmos olhando juntos, na mesma direção! Se eu enfraquecer, baixar a cabeça, pensar em desistir... Sua missão será fazer com que eu me lembre dos meus sonhos e planos, da vontade que eu tinha de viver mesmo em meio às incertezas... Digam-me que a vida continua e que eu seria tonta de me render às dificuldades. Cuidam de mim?
Não deixem que o vento leve tudo embora, sejam a minha base forte e sólida. Preencham os vazios existentes no meu coração! Mostrem-me que ainda há momentos felizes, embora o mundo pareça disperso. E, principalmente, rezem por mim - porque esse é o instânte em que eu mais precisarei de energias florescentes.
Se quiserem, expliquem-me porque o céu é azul; mas não tirem, de mim, minhas fantasias. As nunvens ainda são de algodão.
Então, vocês terão cumprido bem os seus papeis - como sempre fizeram.
As vezes, o meu choro escapa e eu quero colo! Por mais que cresça, serei eternamente aquela criancinha que precisa ganhar um doce para terminar a tarefa do dia.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Apagão

Somos tão incansáveis na busca por uma perfeição que as vezes esquecemos de dar valor às coisas simples e essenciais à vida. É como se, em uma bela noite, alguém batesse na sua porta e tirasse de você algo do qual você não se imagina sem. Então, surge o pânico, a incerteza, a busca de explicações, o medo... Nessa hora, a imaginação flui - pelo menos a minha foi bem criativa - e eu me dei conta de que sem a televisão ou a internet, eu não consigo obter as informações necessárias sobre os acontecimentos presentes, foi angustiante!
Ao descobrir a dimensão do problema, tudo piorou. Porém, uma hora depois, o telefone tocou: a primeira informação foi capaz de me tranquilizar e devolver meu sono, só assim - mesmo sem certeza alguma - a paz voltou a reinar dentro de mim!
É estranho, eu sei... Muitas vezes, acredito pensar além do que deveria, fazer o que, também tenho defeitos!
O problema foi grave, perturbou a vida de milhões de pessoas e provou mais uma vez que ainda não atingimos o objetivo da idealização do mundo, até as maiores tecnologias que possuimos são abaladas, porém, o homem busca sempre o conserto, há uma solução (só preciso acreditar na capacidade dos outros).
E muitas outras catástrofes acontecerão, essa foi só uma migalha do infinito do qual não temos conhecimento. Nossas teorias se modificarão ao passo que o mundo se transforma... e quem poderá nos defender se não nós mesmos?
É triste ver a natureza acabando e a ganância tomando conta das mentes fechadas. Entretanto, fico feliz ao descobrir que há pelo mesmo uma minoria cheia de esperança e disposta a continuar a vida, seja ela como for! Ou melhor, como vier...
Há pessoas, que de alguma maneira, conseguem destruir aos poucos todos os meus medos!
E de repente, tudo parece fazer sentido.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Dica fundamental!

Sou suspeita para recomendar - afinal, uma chocólatra sempre aprecia tudo o que envolve cacau - porém, na quarta feira passada, eu tive o prazer de experimentar o "melhor bolo de chocolate do mundo". Ele é realmente incrível, por apenas R$7,90 a fatia, você pode degustar essa maravilha sem peso algum na consciência, esqueça a dieta e seja feliz! :) Só para lembrar, esse bolo é feito sem farinha e agora eles também lançaram o zero açúcar (garantem que tem o mesmo sabor, ainda não provei). Eu tive a sorte de apreciá-lo no Shopping Cidade Jardim de São Paulo, o que o deixou ainda mais gostoso... Se quiserem conferir outros endereços:
Vale muito a pena! Podem acrescentar na lista de vocês de "Coisas para fazer antes de morrer"

Abandonado, não exatamente!

A verdade é que eu sinto uma paixão imensa por escrever... Muitas vezes é meu único momento de desabafo, descontar minhas mágoas sem magoar ninguém, ou até mesmo simplesmente um retrado figurado dos meus sentimentos que eu nunca conseguiria expressar de uma outra forma.
Infelizmente, não ando tendo muito tempo para aquelas postagens diárias ou ao menos semanais como fazia há alguns meses. Mas juro que sempre que estiver disposta a sacrificar alguns minutinhos do meu dia, tentarei um esboço singelo por aqui!
Querem saber de um segredinho? Estou escrevendo minha vida, as coisas que mais me marcaram nesses anos todos... se um dia conseguir concretizar esse trabalho e por que não transformá-lo em um livro - mesmo que caseiro - eu divulgo por aqui!
Enquanto isso não acontece, bem vindos ao meu silêncio!