terça-feira, 17 de junho de 2008

Sucesso, inveja & derrota

Se eu vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes. (Isaac Newton)
Ninguém chega no topo sozinho. Todos têm grandes capacidades, o que diferencia uns dos outros na busca pelo sucesso é a maneira como se constrói a ponte que vai até lá. Diria que "querer é poder" e basta ter um pouco de vontade de chegar mais longe e mais ainda, saber usar as coisas certas que te encaminhe até os seus objetivos, vale lembrar que também é valido usar as pessoas - não como se elas fossem brinquedos ou simplesmente estátuas sem sentimentos - elas são humanas. Não devemos humilhá-las ou maltratá-las, mas ter algo chamado contato esperto, afinal uma ajudinha extra é sempre bem vinda. Como disse Isaac Newton, ele só pôde ver mais longe que os demais porque soube se apoiar nas pessoas certas. Não contando apenas com a ajuda, mas também com os exemplos que eles podem nos dar... e para tudo isso exíge-se cuidados, um controle enorme para não deixar essa relação transformar-se em inveja.
"Inveja é o desejo por atributos, posses, status, habilidades de outra pessoa gerando um sentimento tão grande de egocentrismo que renegue as virtudes alheias, somente acentuando os defeitos. Não é necessariamente associada à um objeto: sua característica mais típica é a comparação desfavorável do status de uma pessoa em relação à outra.
Entretanto, a inveja não é uma característica intrínseca do gênero humano ela é fruto do egoísmo, em uma sociedade concorrencial.
Os indivíduos, em contraposição, disputam poder, riquezas e status, aqueles que possuem tais atributos sofrem uma reação dos que não possuem, que almejariam ter tais atributos, isso em psicologia é denominado formação reativa: que é um mecanismo de defesa dos mais "fracos" contra os mais "fortes".
A inveja é um produto social e histórico, sentimento esse arraigado no capitalismo no
darwinismo social, na auto-preservação e auto-afirmação, a inveja seria a arma dos "incompetentes".
Numa outra perspectiva, a inveja também pode ser definida como uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual."
Ter inveja é ser incompetente, e para quem deseja chegar no topo, essa característica não se deve possuir.
O recado que eu deixo é simplesmente lute! Saiba estar no lugar certo, com as pessoas certas e na hora certa. Acredite no seu potencial, na sua capacidade de vitória; o resto do mundo que se exploda; selecione o que te faz bem e descarte o podre da vida. Não deixe que uma falha ou uma desorganização de um terceiro destrua o seu plano de metas. Ninguém ficará no buraco por causa de um único deslize. Errar é normal. E é errando que se aprende. Pelo menos uma vez na vida devemos viver uma derrota, só para sentir o prazer de como que é bom obter uma vitória.
Só descobri a verdadeira doçura do meu sorriso quando senti o gosto salgado das minhas lágrimas.

Um comentário:

Charlos Pig disse...

"Só descobri a verdadeira doçura do meu sorriso quando senti o gosto salgado das minhas lágrimas. " Muuuito boa!