quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Beija-flor

Os beija-flores são aves de pequeno porte, que medem em média 6 a 12 cm de comprimento e pesam 2 a 6 gramas. Eles têm a língua bifurcada e extensível, usada para extrair o néctar das flores. O esqueleto e constituição muscular dos beija-flores estão adaptados de forma a permitir um vôo rápido e extremamente ágil. São as únicas aves capazes de voar em marcha-ré e de permanecer imóveis no ar. Vivem em média 12 anos e seu tempo de gestação é de 13 á 15 dias.
Eu sempre acompanho os vôos dos beija-flores na chacará da minha avó, fico encantada com cada um deles, sempre surpreendente como se o ar fosse só um mundo mágico de brincadeiras. É incrível também a forma como eles sempre parecem que vão trombar em tudo, mas nunca bateram em nenhum obstáculo. O mais interessante é quando elas vêm beber aguá naqueles potinhos que têm algumas flores artificiais do lado, elas literalmente param no ar e aproveitam cada gotícula doce da água. E isso faz a felicidade delas. As cousas mais pequeninas da vida podem ter grandes emoções. Elas são livres.
Hoje, aqui mesmo na cidade, eu fiz um beija flor feliz ao colocar água em um desses potinhos que antes estava seco. Não esperei tempo suficiente para ver ele descer e beber a sua aguinha. Mas não me importa, pelo simples fato deu reconhecer que fiz a minha parte, sim eu tentei, já me faz muito bem. E que sabe um dia, ela não queira retribuir essa minha boa ação e venha me ensinar o segredo de um vôo tão lindo, feliz e com gostinho de liberdade.

Um comentário:

Charlos Pig disse...

"Eu conheço a imensidão do céu
Pássaro que sou,
Mergulharei de vez
Uma vez ou três.
Duzentos por hora, ou algo mais,"